20 May 2007

Tatin de Tomates



Como é epoca de tomates e adoro os tomatinhos cerejas ,tentei fazer esta tatin que de entrada quente para estes dias frios cai muitissimo bem.Uma receita originaria da regiao de Provença na França ,aonde os aromas de ervas frescas e sabores sao mais presentes que no resto da França.
Ë facil de fazer é fica bem saborosa,principalmente pelas cebolas que levam um pouquinho de açucar e um pouco de vinho tinto.



Ingredientes para a massa:

90 gr de manteiga 120 gr de farinha de trigo 1 pisca de sal 3 gemas
1 colher de chã de fermento químico. Misturar todos os ingredientes e amassar até formar a massa e levar à geladeira por 20 min
Para a cobertura 400 grs de tomatinhos cereja 1 cebola fina mente picada 1 colher de vinho tinto 1 pisca de açúcar 250 gr de mussarela ralada Montagem

Untar uma forma com azeite de oliva e polvilhar com açucar.Colocar os tomatinhos cortados ao meio,um ao lado do outro com a pele contra a assadeira e colocar tomilho ou oregano a gosto por cima. Refogar a cebola em azeite acrescentar uma pisca de sal, e uma colher de vinho tinto,quando estiver macia ,retirar do fogo deixar esfriar e colocar por cima dos tomatinhos Ralar a muzzarela e espalhar por cima da cebola Abrir a massa no tamanho de forma e colocar por cima . Levar ao forno em temperatura de 250ºC por 30 min ou até que estiver levemente dourada Desenformar virando com cuidado.

4 comments:

Anonymous said...

hum... Deu até fome! rs

Anonymous said...

Nossa, fiquei com água na boca! Esses tomatinhos são ótimos.

Muito obrigado pela visita e pelos comentários gentis, Sylvia. Virei leitor do seu blog já!

Uma ótima semana para você!

Anonymous said...
This comment has been removed by a blog administrator.
Anonymous said...

Sylvia, que lindas fotos, deu uma vontade de experimentar sua tarte!
Um beijo e parabéns pelo blog!

www.mangiachetefabene.wordpress.com