21 Apr 2008

Risotto de champignons


O ultimo dia que a minha cozinha funcionou plenamente foi no domingo passado.

Nessa manhã acordei pensando em preparar algo especial e estava morrendo de vontade de comer risotto. Infelizmente meu marido acordou doente (na noite anterior tínhamos saído para jantar em um restaurante japonês com amigos e meu marido comeu demais... assim acabou ganhando uma dor de estomago) Mas isso não fez muita diferença para mim, e não desisti de minha vontade, serviria canja de galinha para ele. Assim acabei fazendo risotto para um.

Fazer um bom risotto é como aprender a andar de bicicleta, um pouco de pratica e paciência o começo e depois nunca se esquece. Quando for comprar arroz para risotto, procure comprar os de grãos redondos. Para mim o melhor é o arborio, mas se pode comprar o vialone nano (que muitos preferem) ou o carnaroli, que aqui usam muito para fazer risotto. O arroz de grãos finos e longos, não costuma servir, porque ficam com os grãos separados e tem pouco amido.

Quase todo risotto segue uma maneira básica de proceder e com pouquíssimas variações

P1130096 copy copy


Começando por picar uma pequena porção de cebola e outros ingredientes que leve a receita e refogar em azeite de oliva e manteiga, mexendo vigorosamente o arroz para que o amido seja liberado. Quando os grãos estiverem transparentes, é hora de acrescentar os líquidos sempre aos poucos e mexendo sempre, esperar que tenha evaporado para acrescentar outro pouco de liquido e assim sucessivamente até que o arroz esteja “al dente” , as vezes não é necessário usar todo o liquido pedido na receita. Pois isso depende da capacidade de absorção de cada tipo de arroz E nesse momento que se deve incorporar a manteiga e o queijo, caso seja pedido na receita.Isto lhe dará cremosidade

Risotto de Champignons

Risotto
  • · 2 colheres de sopa de azeite de oliva
  • · 5 colheres de manteiga
  • · 5 xícaras de caldo de galinha (ou caldo de champignons)
  • · 1 cebola de tamanho media picada
  • · 1 dente de alho, espremido
  • · 2 xícaras de arroz arborio, ou similar
  • · 350g champignons
  • · ½ xícara de vinho branco seco
  • · 1/3 xícara de queijo parmesão ralado
  • · Sal e pimenta moída

Esquente o azeite de oliva com uma colher de manteiga. Esquente o caldo.

Refogue a cebola e o alho, em fogo de médio a baixo, quando estiver macio acrescentar o arroz.

Mexer vigorosamente ate que o arroz fique transparente nas extremidades e com um pontinho branco no centro. (mais ou menos por dois minutos)

Acrescente o vinho e mexa ate que o vinho tenha evaporado

Acrescente meia xícara de caldo morno e o champignon cortado em laminas Continue acrescentando o caldo de meia em meia xícara até que o arroz esteja” al dente “. As vezes o caldo não chega a ser utilizado na sua totalidade

Retire do fogo e acrescente o restante da manteiga e o queijo. Mexa para incorporar bem e sirva polvilhado com pimenta negra moída

---------------------------------------------------------------------------------------------

En Español, por favor

risotto de otoño

El ultimo día que mi cocina funciono plenamente fue el domingo pasado. Ese día me levante pensando en hacer algo especial y con muchas ganas de comer risoteo. In felizmente mi marido se despertó un poco mal (la noche anterior habíamos ido a cenar afuera a un restaurante japonés, junto a otra pareja de amigos y mi esposo comió, demasiado y termino con dolor de estomago), Pero eso no me impidió de no comer mi risotto. Le prepararía la sopita de gallina y haría risoteo para mi

Hacer un buen risotto es como andar en bicicleta, se necesita algo de paciencia y practica al principio y después nunca mas se olvida.

Cuando compre arroz para risoteo recuerde de comprar los que tengan forma redonda. A mi particularmente me gusta usar el arborio, pero otros pueden ser usado como vialone nano,que mucha gente prefiere o carnarolli, para los que viven en España el arroz bomba también puede hacer un buen risotto .

Casi todas las recetas de risotto se preparan de una manera básica y que puede tener pocas variantes.

Siempre se empieza por rehogar una pequeña porción de cebolla con otros ingredientes pedidos en la receta con abundante materia grasa (aceite y manteca) y revolviendo vigorosamente el arroz para que libere el almidón, Cuando los granos estén transparentes en los bordes y con un puntito blanquecino en el medio, es el momento de empezar a poner el líquido, siempre de a poco y revolviendo. Esperar que el líquido se evapore y poniendo más liquido, así sucesivamente hasta que todo el líquido se halla evaporado y el arroz este “al dente”. A veces no hay necesidad de usar todo el líquido pedido en la receta, porque eso depende de capacidad de absorción de cada arroz. A este punto es cuando se incorpora el queso y la manteca, que será lo que le aportara la cremosidad al risotto.

Risotto de champiñones de Paris


risotto


  • · 2 cucharadas de aceita de oliva
  • · 5 cucharadas de manteca
  • · 5 tazas de caldo de gallina (o caldo de zetas o champiñones)
  • · 1 cebolla mediana picada
  • · 1 diente de ajo exprimido
  • · 2 tazas de arroz arborio o similar
  • · 350 g de champiñones
  • · ½ taza de vino blanco seco
  • · 1/3 taza de queso parmesano rallado
  • · Sal y pimienta molida

Caliente el aceite con una cucharada de manteca, Caliente también el caldo.

A fuego mediano a bajo rehogue la cebolla y el ajo hasta que estén blandas. Acrescente el arroz y revuelva vigorosamente, cuando el arroz se ponga transparente, ponga el vino y continúe revolviendo hasta que este se evapore. Ponga media taza o ¾ de taza de calda y proceda de la misma manera. Cuando el arroz este “al dente” poner el restante de manteca y el queso. Incorporar bien. Retirar del fuego y servir espolvoreado con pimienta molida en el momento

18 comments:

Elvira said...

Muito apelativo e saboroso, esse risotto, Sylvia. Cá em casa, nos usamos muito cogumelos frescos de todos os tipos. Dão a quelquer prato um ar festivo. :-)

Beijos.

Fabrícia said...

Que maravilha Sylvia....confort food na minha opnião.
Bjs.

Laurinha said...

Hummmmmmmmmm, delícia! Com certeza!
Beijinhos,

Filipa said...

Que delícia de risotto!

Beijinhos

Marizé said...

Fazer risotto é isso mesmo, só custa começar e depois não se quer outra coisa.
Em Portugal temos um arroz que compete com os italianos, o carolino.
As suas dicas e sugestões estão óptimas, e cogumelos frescos são um must em qualquer prato.

Bj

Marcia said...

Risoto é um dos meus pratos preferidos, e este está de virar a cabeça! Bjs

Monica Bedana said...

Un risotto siempre reconforta, aunque se tenga el estómago fatigado. Me encanta el término "risoteo"!
Me acuerdo mucho de ti cada vez que oigo hablar o veo las imágenes de Buenos Aires en estos días de quema de rastrojos. Un beso grande

Suzana Parreira said...

Oh Sylvia, que pena que estou tão longe ou fazia-lhe companhia neste delicioso risotto de cogumelos que adoro! E lindas fotos, claro!

Bj grande

Luciana Macêdo said...

É sempre um prazer preparar um risoto. Podemos criar com os ingredientes que temos e isso é o máximo. Achei ótima sua sugestão.
Bjs!

Agdah said...

Essa cozinha vai estar com a corda toda de agora em diante...

Anonymous said...

Looks like the best risotto I've ever seen!

nieves said...

Delicioso risoto. No me extraña que tu marido se haya recuperado de inmediato. Con el caldo de gallina, y un buen risoto, seguro que se olvidó del chino jajaja.
Entre la delicia de la receta y la presentación acompañada de estas maravillosas fotografías ¿hay algo más que pedir?. ¡Pienso que nó! jajaja.

Un fuerte abrazo.

Natural Naturalmente said...

Seu risotto de champignons está sem duvida uma maravilha.
Silvia, vou fazer uma receita de frago do campo com arroz, no feriado aqui da Santa Terrinha (25 de Abril), estas convidada. Bom feriado
Bjs
Márcia

Anonymous said...

Your risotto looks so delicious! I have only made it once. I need more practice. I hope your husband if feeling better.

Paz

Goreti said...

Risoto nunca é demais...tbm prefiro o arboreo...e como sempre Sylvia, suas fotos são demais, vir aqui me agrada duplamente, pelas receitas e pelas fotos de extremo bom gosto e produção impecável!

Beijos!!!

♥ Elaine Veiga ♥ said...

Adoro risotos são tão confortáveis.
beijos
Nani

Su said...

¡Que delicia! Extraordinaria la fot, se capta la melosidad del risoto. Un beso gordo

Unknown said...

Me encantaN los risottos, su sabor, su textura.
BUEN RISSOTO, COMPAÑERA.