17 Sept 2007

Moqueca de Peixe






Não sei se vocês sabem, mas nasci em São Paulo e vim morar aqui após meu casamento em 2001. São Paulo não tem uma cozinha 100% tradicional. Acho que pela forte imigração e migração de outros estados. Por lá se come muita pizza, massa, comida árabe, eu tinha uma amiga na faculdade que a mãe é libanesa e fazia as melhores sfihas que já comi e o melhor hummus também. Muita comida japonesa e chinesa. Mas como queria trazer esta semana algo típico brasileiro pensei em fazer uma moqueca de peixe. .O que escuto que ela é originaria do estado de Espírito Santo,mas os baianos dizem que é deles O que lhe da o aroma característico é o azeite de dendê É produzido a partir do fruto da palmeira conhecida como Dendezeiro (Elaeis guineensis) e é rico em vitamina A,para quem mora em Buenos Aires comprei em Falabella da marca brasileira Cepera por uns 7 pesos..Bem de onde seja não importa,mas sim esta receita que é simplesmente deliciosa.

Moqueca de Peixe

Ingredientes

1 kg de peixe de carne firme

3 dentes de alho, espremidos

Suco de dois limões

Sal

1 colher de óleo

2 cebolas cortadas em aros

1 pimentão verde, eu não usei por não gostar

1 pimentão vermelho

2 tomates

250 ml de leite de coco

1 colher de azeite de dendê

1 pimenta negra moída

Coentro picado

Modo de fazer

Cortar o peixe em quadrados e regar com o suco de limão, juntar o alho e o sal e deixar descansar na geladeira por uns 20 minutos.

Em uma panela de preferência de barro, ou alguma que retenha o calor, eu usei uma frigideira de ferro. Colocar o óleo (usei de girassol). Colocar uma camada de cebolas. Eu coloquei embaixo, porque resistem mais ao calor. Depois uma camada de pimentões e por ultimo os tomates. Cozinhar por aproximadamente 15 minutos e colocar o peixe, o

azeite de dendê,o leite de coco e a pimenta moída.Deixar cozinhar sem mexer a fogo baixo com a panela tampada. Servir acompanhado com pirão de peixe, que se faz misturando o caldo de peixe. Que pode ser feito com as partes que não se usaram do peixe misturadas a farinha de mandioca.

Em Español, por favor

No sé si ustedes lo saben, pero he nacido en São Paulo y vine a vivir aquí después de mi matrimonio en 2001. São Paulo no tiene una cocina 100 % tradicional. Pienso que eso se debe a la fuerte inmigración y la emigración de otros estados que ha tenido durante muchos años Sao Paulo. Porque allí se come mucha pizza y comida italiana, comida árabe, tuve un amigo en la universidad que la madre es libanesa y hacia las mejores sfihas que ya comí y el mas sabroso hummus. La comida japonesa y china. son muy consumidas tambien ,una vez que la colonia japonesa es la mas grande y esta situada en Sao Paulo. Pero quería traer algo típico de la culinaria brasileña y se me ocurrió hacer esta moqueca de pescado. Parece ser tipica del estado de Espirito Santo, pero también los baianos dicen que les pertenece. Su aroma característico proviene del aceite de palma (aceite de dendè) que es extraído a partir de la castanha de una palmera conocida como Dendezeiro (guineensis de Elaeis) y es rico en vitamina A. Para quien reside en Buenos Aires compramos la marca brasilera Cepera por aproximadamente 7 pesos en Falabella .

Pues bien sin más les dejo esta receta que es simplemente deliciosa

Moqueca de Pescado

Ingredientes

1 Kg de pescado de carne firme

3 de ajo, esprimido

Jugo de dos limones

Sal

1 Cuchara de aceite

2 cebollas cortadas en anillos

1 Pimiento dulce verde, yo no use porque no me gustan

1 Pimiento dulce rojo

2 Tomates

250 Ml de leche de coco

1 cucharada de aceite de palma

1 pimienta negra molida

Cilantro picado

Modo de hacer

Cortar el pescado en cuadrados y regar con el jugo de limón, añadir el ajo y la sal y dejar descansar en el refrigerador durante aproximadamente 20 minutos.

En una olla preferentemente de barro, o alguna que retenga el calor, usé una sartén de hierro, poner el aceite (use de girasol). Poner una capa de cebollas. Yo las he puesto abajo, porque resisten más al calor. Luego una capa de pimientos dulces y termino con los tomates. Cocinar durante aproximadamente 15 minutos y colocar el pescado, el

aceite de palma, la leche de coco y la pimiento picada. Cocinar a fuego bajo con la olla cubierta. Por ultimo espolvorear con el cilantro picado Servir acompañado del Piron de pescado que se hace con el caldo de las partes no utilizadas del pescado mezclado ala harina de mandioca

6 comments:

Carlos said...

Sylvia me recuerdas mi viaje por Bahía allí comí una moqueca de peixe espectacular, creo que la tuya esigual de rica.
Un beso.

Gourmandisebrasil said...

Este é um prato que sempre faz sucesso na minha família!
Sabe, eu tbm achava que em Sampa não tínhamos pratos típicos, mas depois que comecei apesquisar com o Marcel (para o TCC dele), descobri: o cuscus salgado (aquele com farinha de milho, palmito, camarão, ervilha, etc) é daqui (no resto do país, o cuscus é doce e normalmente com algum tipo de amido/tapioca de mandioca); virado à paulista; picadinho; e dizem alguns historiadores que o que conhecemos como cozinha mineira foi levada para lá pelos bandeirantes portugueses e paulistas (mas há controvérsias). E ainda disputamos com o Rio de Janeiro sobre quem faz a melhor feijoada!

bjos,
Nina.

Elvira said...

Moqueca é um prato danado de bom! Julgo que deve ser uma das especialidades brasileiras que mais gosto. Essa sua ficou com um aspecto fantástico! :-)

Rosa said...

Cualquier receta la conviertes en algo extraordinario. Esta es muy apetitosa.
Un saludo

Sylvia said...

No sé si será carlos ,seguro que comerla en Gahia es muchisimo mejor
Besos

Obrigada Nina ,vou pequisar um pouco mais
Bjs


Elvira ,quis mudar o visual tradicional da moqueca servida em panela de barro


Gracias Rosa

Beatriz Belliard said...

esta moqueca esta de adar agua na boca, me deu vontade de fazer uma, vou anotar tua receita ! bj