29 Nov 2007

Rocambole de frango

Ontem à noite não tinha inspiração para o jantar. E eu pensei e pensei enquanto abria a despensa e o refrigerador em procura de inspiração, até que eu abri o congelador e vi dois peito de galinha.

Como a tarde estava um pouco quente, eu achei bom preparar algo frio, como uma salada, mas só tinha um pé pequeno de alface americana e uma lata de pimentão vermelho. Assim, eu comecei a pensar novamente. Até, que meu cérebro se ilumina e começa a trabalhar. E, pensei: se fizesse um rocambole de frango? Uma idéia boa não é não? E sim, para falar a verdade era uma idéia excelente. Eu usei só coisas que tinha em meu refrigerador e despensa que inclui algumas sobras também. O resultado foi algo fresco e delicado com um contraste sutil entre salgado e doce

Rocambole de frango

Para o rocambole

  • 3 Ovos
  • 110 Gramas de açúcar
  • 75 Gramas de farinha
  • 2 ou 3 colheradas de maionese

Pré aqueça o forno a 210 º C e cubra uma assadeira com papel manteiga. Bata os ovos e o açúcar com uma batedeira elétrica ou batedor manual até que a mistura se assemelha a uma espuma estável e grossa e que a marca de uma colher de sopa passada pela mistura não desapareça. Suavemente incorporar a farinha com movimentos envolventes com uma colher de sopa grande ou espátula de madeira. Verta a mistura com cuidado na assadeira e alise com uma espátula até os cantos.

Leve ao forno durante 8 ou 10 minutos. Verifique se a massa cozinhou colocando cuidadosamente a mão pela superfície. Estará cozido se deixar uma marca leve que desaparece depressa. Retire do forno e passe a uma mesa. Vire o pão de ló sobre um pano de copa limpo e seco Retire o papel e deixei que esfrie. Passe, então uma camada fina de maionese pela superfície inteira. Cubra com alface cortada e ponha a mistura de galinha. Finalmente ponha fatias de pimentão. Enrole em uma espiral ajustada com ajuda do pano de copa, comece com a parte mais larga. Retire o pano de copa e leve ao refrigerador até a hora de servir.

Enquanto a massa está assando, faça o recheio

2 peitos de galinha fervidos com uma pisca de sal e uma folha de louro

1 Cebola cortada pequena

3 Colheradas de mostarda com mel

100 gramas de creme de camembert para untar

Um fio de óleo de girassol

Pimenta negra moida

Outros

1 pizca de pimenta

1 Alface americana pequena.

Cortar finamente os peitos de frango fervidos ou desfiar

Em uma panela grande coloque o óleo de girassol e leve para aquecer.

Quando o óleo estiver quente coloque a cebola cortada, com uma espátula não pare de mexer r até que as cebolas estejam transparentes. Então coloque o frango e misture bem, cozinhe durante 5 minutos mais. Coloque a mostarda com mel e o creme de camembert. Misture bem. Verifique o sal e a pimenta

En Español, por favor

Arrollado de pollo

Ayer por la noche no tenía inspiración para la cena. Y pensé y pensé mientras abría la despensa y el refrigerador en busca de inspiración, hasta que abrí el congelador y vi dos pechuga de pollo.

Como la tarde estaba un poco calurosa, me pareció una buena idea hace algo frío como una ensalada, pero solamente tenía una planta pequeña lechuga capuchina y una lata de pimientos morrones rojos. Así que, empecé a pensar otra vez. Hasta que, mi cerebro se ilumino, y empezó a funcionar. Y, pensé: ¿si hiciera un arrollado de pollo? ¿Es una buena idea, ¿no? Y sí, para decir la verdad fue una excelente idea. Usé solamente cosas que tenía en mi refrigerador y despensa incluyendo algunas sobras. El resultado estaba fresco y delicado con un contraste sutil entre salado y dulce

Arrollado de pollo

Para el arrollado

  • 3 Huevos
  • 110 Gramos de azúcar
  • 75 Gramos de harina
  • 2 o 3 cucharadas de mayonesa

Precaliente el horno a 210 º C y forre una asadera con papel manteca. Bata los huevos y el azúcar con una batidora eléctrica o batidor manual hasta que la mezcla se parezca a una espuma estable y gruesa, y la marca de una cuchara arrastrada a través de la mezcla no desaparezca. Cernir la harina, y muy suavemente incorporar la harina con movimientos suaves con una cuchara grande. Vierta la mezcla suavemente en la asadera preparada y aplane con una espátula hasta las esquinas.

Lleve al horno por 8 o 10 minutos. Verifique si la masa esta cocida pasando su mano cuidadosamente por la superficie. Estará cocido si deja una marca liviana, que desaparece rápidamente y salta hacia atrás. Saque del horno y páselo a una mesa y délo vuelta sobre un repasador limpio y seco Saque el papel y deje que se enfrié. Pase una camada fina de mayonesa por toda la superficie. Cubra con lechuga picada y ponga la mezcla de pollo sobre ellos. Por fin ponga rebanadas de pimiento rojo. Arrolle en una espiral ajustada con la ayuda del repasador, empiece por la parte mas larga. Retire el repasador y deje descansar en el refrigerador hasta la hora de servir.

Mientras el bizcochuelo se hornea, haga el relleno

2 pechugas de pollo hervidas con un pellizco de sal y una hoja de laurel

1 Cebolla pequeña picada

3 Cucharadas de mostaza con miel

100 gramos de crema de camembert para untar

Un hilo de aceite de girasol

Pimienta negra molida

Otros

1 Lata de pimiento rojo

1 Lechuga capuchina pequeña.

Cortar finamente la pechuga de pollo hervida

En una sartén grande ponga un hilo de aceite de girasol, y lleve a calentar.

Cuando el aceite esté caliente añada la cebolla picada, con una espátula no deje de mover hasta que las cebollas estén transparentes. Luego añada el pollo y revuelva bien, cocine durante 5 minutos más. Ponga la mostaza con miel, y la crema de camembert. Mezcle bien. Verifique la sal y añada la pimienta

6 comments:

laila said...

los pionos são a sensação do natal em casa...é q só fazemos no natal então é um corre corre atras da primeira fatia...acho q o recheio é presunto maionese, ovos cozidos, milho, tomate e alface..é isso, uma mistureba q misteriosamente se combinam...só é feito por uma tia, eu nao me arrisco a misturar tudo isso...mas o seu arollado está lindo! bjos

pipoka said...

Sylvia,

Nem imagina, como gostei desta receita, que poderá ter múltiplas variações de recheio. Só conhecia rocambole feito com "pasta", não conhecia um assim tipo bolo salgado. Tenho que fazer, nem que seja para perder o medo de enrolar tortas (aqui em Portugal é assim que chamamos estes "bolos" enrolados).

bjs

Marizé said...

Que criação diferente, fiquei super curiosa com o sabor!
Para além de ter ficado linda essa torta.

Beijocas

bia said...

ideia excelente, adoro este contraste de doce e salgado ! bjs

Rosa said...

Lo que daría yo por una inspiración como esta. Te ha quedado excelente con esa mezcla de salado y dulce. Me gusta esta receta.
Un beso

Eliana Scaramal said...

Sylvia que delícia de receita!! Agora já começou a esquentar o tempo por aqui também e não tenha dúvida que vou fazer pra gente aqui e também para a criançada lanchar na beira da piscina. Adorei!!