16 Oct 2007

A leveza do espumante e força do Salmão

champagne

Quando vim morar, aqui, na Argentina, confesso que não entendia muito de vinhos. Bebia aquilo que os outros consideravam bom e eu gostava. Mas o conceito de bom é algo muito subjetivo. O que é bom para mim, pode não ser-lo para você. Mas assim como na arte existes parâmetros de estética o mesmo acontece com os vinhos. Existem certas regras que fazem com que um vinho seja considerado bom. Acidez, equilíbrio e terroir dentre outras coisas. Como meu pai foi transferido para Portugal em 1990 pela agencia de publicidade em que trabalhava ate 2001. Tive a oportunidade de ir varias vezes para lá. Primeiro em Cascais que foi onde moraram por quatro anos e depois na Parede e me tornei uma grande apreciadora dos vinhos portugueses e europeus. Mas voltando ao assunto achei que por estar em uns pais produtor de vinhos teria que aprender alguma coisa. E meu marido que é um companheiro em todos os sentidos se inscreveu junto em um curso dos vários que aqui tem. Foram seis meses de curso em que aprendi o básico. Fora ir a degustações, que alias faz um tempo que não vamos. Sempre gostei muito de vinhos especialmente espumantes, além do champagne tenho certa predileção pelas cavas e pelo procceco italiano. Mas aqui tenho encontrado excelentes espumantes, como o Baron B rose, o Chandon couveé Pinot Noir que esta safra me decepcionou é Nieto Senetiner Brut Nature.

picada del sabado

O termo brut nature significa que não leva adição de açúcar Seu açúcar é própio e não é agregado a posteriori. Cai muito bem com apettizer e comidas, mas não com sobremesas. Este espumante é feito com uvas Pinot Noir e elaborado pelo método charmant (apesar de que prefiro o tradicional)

Sua cor é de salmão pálido com bolhas persistentes e em profusão. Aromas a framboesa, caramelo com amêndoas e pão tostado. Em boca aroma a framboesas e pão tostado, acidez equilibrada e boa persistência.

Neste sábado abri uma garrafa e fiz uma tabua de frios, com parmesão, salmão defumado, patê, e pão de azeite de oliva. Também fiz estes pequenos rolls a base de salmão defumado cortado em tiras e recheados com ricota, sal,limao pimenta e dill, com um pouco de sementes de papoula amarradas com ciboulette

salmon 2

En Español, por favor

La ligereza del espumante y la fuerza del Salmón

picada del sabado

Cuando vine a vivir, aquí, en Argentina, admito que no entendía mucho de vinos. Bebía lo que los otros consideraron bueno y que a mi me gustaban. Pero el concepto de lo bueno es algo muy subjetivo. Lo que es bueno para mí, no puede serlo para usted. Así como en las artes existen parámetros de estética, ocurre los mismo con los vinos. Existen ciertas reglas que son usadas como parámetro para que un vino sea considerado bueno La acidez, el equilibrio y terroir entre otras cosas. Como mi padre fue trasladado para Portugal y allí estuvieron por 10 años. Tenía la oportunidad de viajar varias veces para allí. Con eso me hice una gran apreciadora de los vinos portugueses y Europeos y ahora aprecio también los vinos dichos del nuevo mundo. Como ahora vivo en un país productor. de vino ,con mi esposo, que es un gran compañero nos inscribimos en un curso de vinos. Fueron seis meses de curso en que aprendí los fundamentos de la elaboración del vino y lo básico de vinificación y como degustarlos Me gusta mucho el vino ,por varias razones pero tengo especial predilección por espumantes y tintos. Aqui he descubiertos muy buenos espumantes como Barón BRosé, Chandon Couveé Pinot Noir que estaultima partida me decepciono y Nieto Senetiner Brut nature. La expresión Brut Nature significa que no se le ha adicionado azúcar a posteriori y el azúcar que contiene es el azucar producido por el mismo vino durante su fermentación. Cae muy bien como aperitivo y para acompañar comidas , pero no con postres. Este espumoso es hecho con uvas Pinot Noir y su método es el charmant (aun que prefiero el método tradicional)

champagne

Su color es salmon pálido con burbujas persistentes y en profusión. Aromas a frambuesas, caramelo con almendras y pan tostado. En boca sabor a frambuesas y pan tostado la acidez es equilibrada y buena perseverancia.

En este sábado abrí una botella e hice un tabla de fiambres, con Parmesano, salmon ahumado, pâté, y pan de aceite de oliva . También hice estos rollos pequeños que son a base de salmon ahumado cortados en cintas y lrellenos con ricota, sal, limon, pimienta , eneldo, semillas de amapola y los até con ciboulette

salmon 3

7 comments:

Carlos said...

Sylvia leyendo tu post, si te gusta el Baron B Rose, te recomiendo que pruebes el espumante Trumpeter Rose de Malbec, lo tomé este fin de semana y es para recomendar.
Un beso

Anonymous said...

A tabua esta muito bem apresentado, tambem gosto muito. E é bom dar descanço aos tachos de vez em quando. Bj Branca5

♥ Elaine Veiga ♥ said...

Mas que apresentação,senti água na boca principalmente por esse espumante,que delícia!!
Eu amo salmão e espumante então nem se fala.
Bjs.
Ps:Ah me adiciona !!!

Agdah said...

Silvia, mas você é chique demais!!!

Anonymous said...

Linda, a tábua!

Eu estou ensaiando para fazer um curso de vinhos há tempos. Preciso me inspirar neste teu post!

E as fotos, como sempre, lindas!

Um abraço, Sylvia, bom restinho de semana.

Anonymous said...

Sylvia,

Eu gostaria de sugerir a utilização de outras fontes e uma cor mais fácil para visualização do texto. Talvez também fizesse mais parágrafos e enxugasse levemente o conteúdo. Bem, acho que sou uma chata, já que fui editor quase a minha vida toda. As suas fotos são as melhores que conheço em matéria de culinária (e decoração, pelo que vi) e acho que o texto poderia ser ajustado para emoldurar o magnífico trabalho que você está realizando. O que já é ótimo pode se tornar ' simply unique'.

Sua admiradora

Claudia Blogger, escribindo desde São Paulo

Anonymous said...

Nossa!!! Que Blog lindo!!!!!
Estou de queixo caido!!
Quanta coisa linda!!
Parabens e obrigada pelo elogio!!!
Eu moro em São Paulo,Silvia.. Se precisar de alguma coisa é só pedir..
Eu tambem ja morei fora do pais e seicomo é a saudade..
Parabens!!!
Claudia